FOLCLORE
OBJETIVO:Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas e a diversidade cultural .
TRABALHANDO PARLENDAS
Brincando com a linguagem Póetica
FUI NO MATO BUSCAR LENHAENCONTREI UMA CORUJA
EU PISEI NO RABO DELA
ELA ME CHAMOU DE CARA SUJA
TRABALHANDO LENDAS
O Boto RosaÉ uma lenda da Amazônia, na qual os botos rosas do Rio Amazonas transformam-se, à noite, em homens muito bonitos e saem para conquistar as moças das cidades próximas. Eles sempre usam um chapéu e saem muito arrumados para as festas, por isso, as mães dizem para suas filhas não paquerarem rapazes bonitos porque um deles pode ser o boto disfarçado. O boto rosa era bastante comum no Rio Amazonas mas, por causa das lendas, foi muito procurado e caçado e se tornou uma espécie em extinção.
Saci- Pererê
O saci é um rapaz negro de uma perna só, que fuma um cachimbo de barro e, usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como sumir e aparecer onde quiser. Ele adora fazer travessuras, como esconder as coisas, soltar animais dos currais e derramar sal nas comidas. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um saci, e quem conseguir pegar sua carapuça, fará do saci seu escravo para o resto da vida.
ASSISTINDO O FUMINHO DO SACI
Nenhum comentário:
Postar um comentário