quinta-feira, 30 de abril de 2015

DIA DO BRINQUEDO


DIA DO BRINQUEDO NA ESCOLA

O brinquedo acompanha a criança durante seu desenvolvimento, em suas descobertas e nos tantos aprendizados que ela adquire sobre si mesma e sobre o mundo. Assim acaba ligando-se afetivamente ao objeto. Por isso, muitas escolas de educação infantil tiveram a iniciativa de adotá-los da seguinte maneira: liberando um dia para que a criança leve seus brinquedos preferidos.

De acordo com educadores quando o objeto predileto é levado para a escola, é como se parte da casa se estendesse até aquele ambiente. Então estabelecem o Dia do Brinquedo, como costumam chamar, que é o dia designado para as crianças levarem o brinquedo que quiserem para a escola. Os educadores acreditam que além da diversão, esse é um bom momento para os alunos vivenciarem o compartilhar.

Algumas escolas empregam regras para os pais ao adotarem essa experiência, tais como: deixar a criança escolher o brinquedo que irá levar, porém orientando-a quanto a isso; levar somente um brinquedo; identificar o brinquedo escolhido com o nome da criança.

                                                                                                                   Por Patrícia Lopes
                                                                                                                                Equipe Brasil Escola








De 2 a 4 anos: Nessa fase os brinquedos passam a ter funções  mais específicas, dando oportunidade para a criança vivenciar, através dos brinquedos, a sua vida diária, suas necessidades básicas, então panelinhas, bonecos, carrinhos, casinhas, posto de gasolina, são ideais nessa fase. A bola, a partir desse momento, expressa noções de distancia, espaço equilíbrio. Nessa idade a criança passa a mostrar em suas brincadeiras a vontade, o propósito de fazer algo definido, existe grande motivação e prazer em concretizar sua meta.


                                                                                                            BEIJOS 


                                                                                 Tia Edinalva



Um comentário: