quinta-feira, 30 de abril de 2015

CIRCO


viva o circo!!!


Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.














Trabalhamos a semana  toda o tema circo e na sexta feira as crianças foram para casa fantasiadas assim, ficaram ainda mais lindas, olhem que gut, gut.


                                                                     Edinalva oliveira

Hora do conto com Tia Mágda

A importância da hora do conto



A hora do conto nada mais é do que uma atividade  que possibilita a interação da criança  com a leitura deixando com que eles, por meio da contação de histórias passem a explorar cada vez mais a sua imaginação e curiosidade, tornando-os grandes leitores.






DIA DO BRINQUEDO


DIA DO BRINQUEDO NA ESCOLA

O brinquedo acompanha a criança durante seu desenvolvimento, em suas descobertas e nos tantos aprendizados que ela adquire sobre si mesma e sobre o mundo. Assim acaba ligando-se afetivamente ao objeto. Por isso, muitas escolas de educação infantil tiveram a iniciativa de adotá-los da seguinte maneira: liberando um dia para que a criança leve seus brinquedos preferidos.

De acordo com educadores quando o objeto predileto é levado para a escola, é como se parte da casa se estendesse até aquele ambiente. Então estabelecem o Dia do Brinquedo, como costumam chamar, que é o dia designado para as crianças levarem o brinquedo que quiserem para a escola. Os educadores acreditam que além da diversão, esse é um bom momento para os alunos vivenciarem o compartilhar.

Algumas escolas empregam regras para os pais ao adotarem essa experiência, tais como: deixar a criança escolher o brinquedo que irá levar, porém orientando-a quanto a isso; levar somente um brinquedo; identificar o brinquedo escolhido com o nome da criança.

                                                                                                                   Por Patrícia Lopes
                                                                                                                                Equipe Brasil Escola








De 2 a 4 anos: Nessa fase os brinquedos passam a ter funções  mais específicas, dando oportunidade para a criança vivenciar, através dos brinquedos, a sua vida diária, suas necessidades básicas, então panelinhas, bonecos, carrinhos, casinhas, posto de gasolina, são ideais nessa fase. A bola, a partir desse momento, expressa noções de distancia, espaço equilíbrio. Nessa idade a criança passa a mostrar em suas brincadeiras a vontade, o propósito de fazer algo definido, existe grande motivação e prazer em concretizar sua meta.


                                                                                                            BEIJOS 


                                                                                 Tia Edinalva



domingo, 26 de abril de 2015

ÍNDIO

COMEMORANDO O DIA DO ÍNDIO NA ESCOLA  


  É uma prática comum na Educação Infantil aproveitar datas comemorativas para abstrair destas conhecimentos diversificados que envolvam os conteúdos da Educação Infantil . O Dia do índio é comemorado anualmente no dia 19 de abril, e este dia foi escolhido, porque nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.

  Sabemos que não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte da nossa história e seus costumes, conhecimentos  e hábitos também influenciaram nossos costumes 



 A Educação Infantil é um campo fértil para explorar tais princípios , através da ludicidade, do faz-de-conta e aproveitando temas geradores comuns à nossa cultura como as comemorações escolares do Dia do Índio, que instigam a curiosidade das crianças  ,a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.








olhem como ficaram meus amores de indiozinhos 










RECONTO

Brincando de recontar histórias






Brincar, contar histórias, cantar, dialogar: A importância destas atividades para o desenvolvimento infantil







A importância do brincar
Ao brincar a criança tem a oportunidade de começar e de controlar cada parte de sua atividade sem que ninguém lhe diga o que fazer. Brincar permite pensar sobre o mundo ao redor, desenvolvendo a autonomia e responsabilidade infantil. Uma brincadeira é quase sempre divertida e isso significa que as crianças aprendem muito mais assim, e o melhor, aprendem de uma forma agradável.



Já o momento de contar histórias para  crianças pequenas pode ser  um grande prazer .
Quanto mais cedo o bebê e a criança forem apresentados à prática de compartilhar narrativas (sejam elas orais ou literárias, reais ou fictícias), mais aproveitarão os benefícios desta prática. Ouvir e contar histórias desenvolve o prazer pela leitura e escrita. Desenvolve as habilidades na comunicação e a criatividade. Desenvolve o prazer pela descoberta, pela pesquisa e pelo conhecimento. Desenvolve também a autoestima. As crianças que leem serão menos propensas a se render a vícios como o fumo e o consumo de drogas e álcool. A leitura favorecerá às crianças tornarem-se adultos menos preconceituosos e com maior facilidade de resolver um conflito pacificamente.

    beijocas 
tia Edinalva